Web Analytics na Prática

Como mensurar seus esforços em Marketing Digital e identificar as principais oportunidades de melhorias.


A importância do Web Analytics para o Marketing Digital

Não basta apenas fazer uso de estratégias de marketing digital para gerar receitas recorrentes. É necessário ter objetivos bem definidos e analisar dados que mostrem como ele tem contribuído, na prática, para a geração de oportunidades de negócio e o crescimento das vendas. E isso que permitirá a comprovação de que o marketing digital é essencial para o sucesso da empresa.

Como estruturar uma boa análise?

Uma boa análise está fundamentada em métricas do negócio e em canais e campanhas. Para isso, é necessário escolher as métricas mais importantes, tais como taxas de conversão, funil de vendas, ROI, tendências de resultados e ciclo de vendas. Além disso, é necessário saber com que frequência deve-se analisar os dados e quais ferramentas usar.

O que fazer depois de montar o relatório e analisar

A ideia de uma boa análise em um relatório é transformar o aprendizado e as oportunidades identificadas em um plano de ação, priorizando aquilo que tem maior potencial de resultados. Assim, o primeiro passo é justamente calcular o tamanho de cada oportunidade. Isso é feito com base em estimativas e levando em conta informações de diversas fontes, principalmente benchmarks.

Principais erros na hora de analisar o relatório

Saiba quais são os principais erros na hora de se analisar um relatório de métricas. Entre eles estão: focar em métricas de vaidade, tomar decisões precipitadas em função de métricas incompletas, focar em otimização antes da hora e não agira em cima das métricas.

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